Quem Somos

A Ouroboros foi fundada em outubro de 2006. E já nesse ano foi contemplada em três editais: o Programa Petrobrás Cultural para Curtas-Metragens em 35mm, o fundo holandês Hubert Bals (Edital de desenvolvimento de projetos, para o filme "Cemitério de Sonhos") e o edital de ocupação do Centro Cultural Banco do Brasil, com o Panorama da Vídeo-Criação no Brasil, realizado em Brasília.

Em 2007 assumimos a Coordenação Pedagógica e Artística da Escola Livre de Cinema e Vídeo da Prefeitura de Santo André, onde implantamos até o início de 2009 um modelo de gestão democrática da grade pedagógica e a implantação de disciplinas optativas por núcleos temáticos e projetos.

Também desde 2007, contratados pela Buriti filmes e pela Associação Tela Brasil, desenvolvemos e implantamos os projetos da Oficina de Formação de Educadores Aprendizes (em maio de 2007) e das Oficinas Itinerantes de Vídeo Tela Brasil (de maio de 2007 até o presente momento, mais de cinquenta edições).

Na área de internet, criamos e desenvolvemos, juntamente com a Kinoforum (SP), o site www.KinoOikos.com, que desde 2007 exibe mais de 500 vídeos produzidos por jovens alunos de ongs e escolas públicas,  em 18 estados brasileiros. Realizamos também a proposta pedagógica do site de ensino audiovisual www.telabr.com.br .

Entre 2009 e 2012 ampliamos nossa atuação realizando uma série de projetos envolvendo educação e audiovisual para: 

- Centros culturais: Centro de Cultura Judaica, Centro Cultural B_arco. 

- O.N.G.s: Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, Cinema Nosso (RJ), Associação do Festival do Minuto, Associação Cultural Kinoforum (site KinoOikos).

- Instituições públicas: Secretarial Municipal de Cultura (Porto Alegre-RS), Secretaria Municipal de Educação (Porto Alegre-RS), Secretaria do Meio Ambiente (Limeira-SP), Secretaria do Meio Ambiente (Sud Menucci-SP), Fundação Cultural da Prefeitura (João Pessoa-PB).

Realizamos também palestras para o Festival do minuto – versão escola, para as secretarias estaduais de educação dos São Paulo e Tocantins.

No campo audiovisual, realizamos o projeto “Figuras da Dança” – programa de televisão realizado em parceria com a SP Cia de Dança, e veiculação na TV Cultura ( 5 programas com duração 26 min/cada)

Educação Ambiental, sua disseminação e divulgação); De Transformação para Corporações.

Em 2010 realizamos também o média metragem “Canteiro de Obras” – programa de televisão realizado em parceria com a SP Cia de Dança, e veiculação na TV Cultura.

Atualmente a produtora está em fase de finalização dos longas-metragens documentais “Sem Fronteira”, de Thi Ribeiro e Mariane Bissiger, realizado na fronteira entre o Laos e o Camboja; e “Nós Outros”, de Marina Weis, premiado pelo edital LongaDoc oferecido pelo Ministério da Cultura em parceria com a EBC.